O AVC é a 2ª causa de morte no mundo e a 1ª causa de incapacidade.
1 em cada 4 pessoas do mundo terá um AVC ao longo da vida e por isso a prevenção é fundamental para todos.
A prevenção pode evitar 90% () dos casos e o reconhecimento dos sinais de alerta do AVC e o rápido tratamento de urgência diminuem a chance de sequelas.
Como Evitar Um AVC?
Controle da Pressão Arterial: Metade de todos os AVCs são relacionados a hipertensão arterial. Saber sua pressão e controla-la adequadamente, com mudanças no estilo de vida e medicamentos adequados, ajudará a reduzir o risco de AVC.
Exercícios 5 vezes por semana: Pelo menos um terço de todos os AVCs acontecem em pessoas que não se exercitam regularmente – 20 a 30 minutos de exercícios moderado cinco vezes por semana podem ajudar a reduzir o risco de AVC.
Siga uma dieta balanceada: Quase um quarto de todos os AVCs estão relacionados a uma dieta inadequada. Se alimentar de uma dieta com muitas frutas frescas, vegetais e reduzir o consumo de comidas processadas pode ajudar a reduzir o risco de AVC.
Reduza o seu colesterol: Mais de um quarto de todos os AVCs estão relacionados à níveis altos de “colesterol ruim” ou LDL. Comer alimento com baixa gordura saturada, evitar comidas processadas e exercícios ajudarão a reduzir o risco de AVC. Se você não puder manter um nível de colesterol saudável, visite um médico.
Mantenha um peso saudável: Quase um quinto de todos os AVCs estão relacionados ao sobrepeso e obesidade. Manter um índice de massa corporal ou relação cintura-quadril saudável pode ajudar a reduzir o risco de AVC.
Pare de fumar e evite ambientes com exposição ao fumo passivo: Quase um a cada dez casos de AVC está relacionado à fumar. Parar de fumar reduzirá o seu risco de ter um AVC e das pessoas próximas à você. Pedir auxílio para largar esse hábito aumentam suas chances de sucesso.
Reduza a ingestão de bebida alcoólica: Mais de 1 milhão de casos de AVC estão relacionados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Caso você consuma, mantenho um limite de 1 a 2 unidades por dia.
Identifique e trate a fibrilação atrial: Pessoas com este tipo de arritmia cardíaca são 5 vezes mais propícias a terem AVC do que a população geral. Se você estiver acima de 50 anos converse com seu médico sobre exames para fibrilação atrial e caso você tenha pergunte por tratamento que podem reduzir o risco de AVC.
Administre bem sua diabetes: Caso você seja diabético tem maior propensão a um AVC. Diabetes e AVC também compartilham de fatores de risco como dieta não saudável e sedentarismo.
Administre o estresse e a depressão: Quase um a cada 6 AVCs estão relacionado a uma boa saúde mental. Controlar o estresse, depressão, raiva e ansiedade são muito importantes para reduzir o risco de AVC.
Você conhece alguém que já teve um AVC? Já está fazendo sua parte na prevenção?